Buenos Aires: Jardim Japonês, Don Julio, Freddo e a Catedral – dia 3

O nosso terceiro dia na cidade caiu numa segunda-feira, e este é um dia em que quase todos os passeios fecham. Nosso dia, consequentemente, foi mais light.Tentamos ir até o Rosedal e estava fechado. Aproveitamos para explorar a região dos Bosques de Palermo, que é praticamente um complexo de parques, jardins, e etc. Ali estão o zoológico, jardim botânico, rosedal, jardim japonês, tudo na mesma região.

Mas antes de tudo, fomos fazer o câmbio, pois havíamos trocado pouca coisa no aeroporto (cotação baixa). Na Argentina existem dois tipos de câmbio, o oficial e o paralelo (ou blue, como eles chamam). Isso acontece principalmente pela limitação que o governo impõe para os argentinos conseguirem dinheiro estrangeiro. Eles adoram o dolar, é super valorizado, por que é difícil eles conseguirem oficialmente.

2015-11-02 10.59.14

2015-11-02 14.07.15

Então, o cambio paralelo é uma realidade, todo mundo faz, e o pessoal do hostel, inclusive, nos perguntou se estávamos sabendo que existia quando chegamos no primeiro dia. Não é legal, então vai da pessoa querer ou não trocar. Na calle florida existem centenas de “arbolitos”, homens e mulheres que ficam tentando atrair turistas gritando cambio, cambio, cambioooooo. Fuja deles! As casas de cambio paralelo são casas normais, apenas não te entregam o comprovante ao final da troca, ou seja, se der algo errado, você não poderá ir à polícia reclamar. Quando estávamos lá, a cotação do real estava em 2,50 (cada 1 peso=2,50 reais). No paralelo estava 3,50, mais ou menos. O dólar por sua vez, no oficial, estava 9,00 mais ou menos.

Fomos almoçar no Don Julio, um dos restaurantes legais para se comer a parrilla argentina. Adoramos! A carne, de fato, é muito boa. E olha que eu nem ligo muito para carne vermelha. O prato acompanha papas fritas (batata) e chimichurri, vinagrete, pãozinho. Dá pra trocar a batata frita por purê ou salada. O Don Julio não é barato, nossa conta deu $ 522 (R$ 208,00 na cotação do dia), e não pedimos entrada, vinho ou sobremesa. Mas vale a pena!

2015-11-02 13.23.01

2015-11-02 13.37.10

2015-11-02 13.49.48

A dieta deles é basicamente feita de carne e batata. O filé a milanesa também é uma constante nos cardápios. Adicione o obrigatório chimichurri, as empanadas e as medialunas, e pronto, temos um resumo do cardápio básico que todo lugar vai ter. É tudo muito gostoso, mas depois de um tempo enjoamos de tanta batata (e olha que eu amo!).

IMG-20151102-WA0008

IMG-20151102-WA0006

Depois do almoço, fomos andando pela lateral do zoo, e conseguimos até ver uns bichinhos pela grade ( achei o ingresso caro pro zoo). Depois seguimos para o jardim japonês, que é uma graça! O valor da entrada é $ 50,00. Ele é pequeno, então dá pra ver rapidinho. Voltamos, passando pelos parques, e paramos pra tomar sorvete no Freddo, uma das sorveterias tradicionais deles. O sorvete argentino é um dos melhores que já tomei!

À noite, fomos num barzinho muito legal perto do hostel, e depois desmaiamos. Vou incluir nesse post algumas fotos da Catedral do dia anterior. Era dia de finados, e estava tendo missa. Essa catedral ficou mais famosa ainda depois que o papa Francisco virou papa, pois era ali que ele celebrava as missas. Aliás, o papa está em todos os lugares, em cartazes, ônibus turísticos, lembrancinhas. Dentro da Catedral, estão enterrados os restos mortais do general San Martin, o grande libertador da Argentina e do Peru.

IMG_5109 (1)

IMG-20151102-WA0029

IMG-20151103-WA0002

2015-11-03 00.02.47

2 comments

1. Maria Gloria Toledo says:

Menina linda do interior , adoro suas postagens ficou linda sua visita à Argentina , suas dicas e a maneira como vc escreve e descreve é perfeita. Viajamos junto com vc. Sucesso sempre, beijo carinhoso

2. Graça Maria Lizza says:

Bela postagem Carolina!!! Viajar, como já comentei, é ótimo!!!!
    E tem que ser co tênis, né?
    Suas fotos e sua alegria contagia!!!!
    Beijos para você & o namorado!!!