Cantina Castelões

Logo ali no Brás, numa ruela escondida, fica a cantina Castelões, aberta em 1924 pelo descendente de napolitanos Ettore Siniscalchi, em atividade até hoje no mesmo lugar. É considerada a mais antiga pizzaria de São Paulo, e nos anos 50, foi vendida para um dos garçons que trabalhavam ali chamado Vicente Donato. Hoje, quem toca o lugar é seu filho, que faz questão de manter tudo como antigamente. Inclusive a forma de pagamento, eles não aceitam cartões!

Mosteiro-São-Bento-009cpct

oUNzyhgjcyRw2zUeE2-90fd5atLT-qgkXWUHgLRh3dk

A cantina costumava ser o ponto de encontro de dirigentes e jogadores de futebol, principalmente do Palmeiras. Diz a lenda que foi por entre as mesas da Castelões que nasceu a expressão ” acabar em pizza”. É que os palmeirenses brigavam e discutiam, mas suas diferenças acabavam diante das saborosas pizzas servidas.

NOBGJnlHjs5H85Au5MqEI2m_RHZ8t12gicFYibWni8g

FVHQ4IVmehDuLCXWr3dSPxwqTuS5vBFqxhAAVF8UoVY

O ambiente é muito típico, e nada requintado. É mais um caso daqueles lugares em que você passa pela rua,e não repara que ali existe uma cantina. Dezenas de linguiças ficam penduradas no teto junto com garrafinhas de vinho,as paredes são cobertas por fotos de famosos que passaram ali, e fotos antigas da família. Num canto, algumas balanças antigas e um aviso embaixo ” quem sabe comer, sabe esperar”.

BUn0mxLkvgej-4f8q13IY5qlF6mP-GilrqWQjRQehiY

2Ck9pUUeRkJ1Of6cedwIpPafA9Uso0M-t4uRRNwrwjU

O carro chefe é a pizza, são 14 sabores, todas bem tradicionais. Nada de peito de peru, ou bordas recheadas. Alguns dizem que é uma das melhores pizzas do mundo! Infelizmente, não provamos, por que eles não serviam no almoço de domingo. Fomos de massa mesmo. E escolhemos pelo nome, ”penne mafioso”! Um delicioso penne com molho ao sugo, ricota fresca e almôndegas. Uma porção serve duas pessoas tranquilamente. Tomamos o vinho da casa, e nos esbaldamos!

penne mafioso

F_Qz64BN3RfaBziBUykWBHJ8RSPHmAxY7BaN2Qx4jkA

Para a sobremesa, cannoli! Quando vi que eles tinham no cardápio, fiquei feliz, sempre quis provar. Os cannoli ( no singular, cannolo) são tubinhos de massa frita doce, bem fininha, recheados com mascarpone ou ricota, entre outros recheios. Na Castelões, eles fazem o original siciliano, e o prato acompanha três cannoli polvilhados com canela e açucar: um de ricota com limão siciliano, um de chocolate e outro de creme de baunilha. Uma delícia!

cannoli

Pra quem não lembra, os cannoli foram imortalizados por uma frase do filme ” O poderoso chefão”. Quando o personagem Clemenza sai para matar Paulie Gatto, sua mulher pede que ele compre o doce no caminho. Assim ele o faz, e depois de matar Gatto, ele fala para o seu comparsa:

” Leave the gun, take the cannoli” ( deixe a arma, pegue os cannoli).

Em outra cena, Connie Corleone mata Osvaldo Altobello com deliciosos cannoli envenenados, enquanto ele assiste à ópera!

Um cantinho da Itália no Brás, ótima experiência, bom custo benefício. Agora falta provar a pizza!!

Rua Jairo Góis, 126- Brás

ATENÇÃO! Eles não aceitam cartão. Apenas dinheiro ou cheque. 

2 comments

  1. Graça Maria Lizza says:

    Carol, essa matéria está maravilhosa!!!!Lembra muito a Itália….e, como sempre as delícias gastronômicas.Adorei!!!!
    Já estou “economizando” meu estômago para me deliciar na Itália, logo,logo, pois sei que vou comer muito,he,he…..
    Bjs. com carinho.

Deixe um comentário!