Quatro caipiras em Paraty!

Na época da escola, lá pela quarta série, tive uma professora muito importante chamada Telma. Ela nos motivava a ler a maior quantidade de livros que conseguíssemos, e principalmente nos fazia escrever. Foi nesse período que descobri que gostava de escrever, e ela sempre me incentivou. Pois bem, ela era tão especial, que nos ajudava a escrever cartas para alguns autores. Dentre essas cartas, uma me marcou muito: a carta que enviamos para Amyr Klink.

Ela nos contou sobre as aventuras do marinheiro, sua vida em Paraty, seu barco, e então, escrevemos nossa cartinha. Pelo que eu me recordo, ele nunca respondeu. Mas lembro que fiquei muito decepcionada quando soube que Amyr Klink era casado, pois eu tinha esperanças de um dia encontrá-lo, rs! Um tempo depois, a tia Telma me emprestou Cem Dias entre Céu e Mar, o primeiro livro dele, e fiquei muito encantada com tudo.

Tudo isso para dizer que Paraty sempre esteve no meu imaginário, associada à essa memória tão delicada da minha infância com o Amyr Klink! E essa história foi a primeira coisa que me veio à mente assim que chegamos à Paraty, eu e minha família.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Fiquei um tempo planejando a viagem, e graças a Deus, deu tudo muito certo! Por vários motivos, nossa pequena família nunca pôde viajar, e creio que esta foi nossa primeira grande viagem em família, e por isso, foi muito especial!

Chegamos em Paraty num lindo dia de sol, e um calor úmido que nos surpreendeu ( por que somos de Tupã, e sabemos bem o que é sentir calor!). Ficamos hospedados na Pousada Sonho Meu, distante apenas 10 minutos caminhando do centro histórico. Já aproveito para recomendar o lugar, pois foi um tiro no escuro, e adoramos! Funcionários atenciosos, ambiente familiar, tudo limpinho, um jardim lindo, e o café da manhã simples, mas bem farto!

2013-12-29 19.18.062013-12-29 19.50.39

E foi amor à primeira vista! Como não se apaixonar por aquelas ruelas de 1600, com o calçamento de pé de moleque, os casarios coloniais, todos preservados, abrigando cada um deles um restaurante, uma pousada, uma lojinha. Como Paraty está quase ao nível do mar, cada chuvinha que cai já alaga as ruas, e lá fomos nós pulando de pedra em pedra!

2013-12-29 19.40.43OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Passamos a virada do ano no restaurante Kontiki, que fica na Ilha duas Irmãs, à aproximadamente 15 minutos de barco do cais da cidade. E foi maravilhoso. O jantar incluía uma mesa de frios, com saladas, queijos e etc. E para o prato principal, uma bela paella valenciana! À meia noite, todos os convidados foram para a prainha da ilha, e lá estouramos nossos espumantes, enquanto assistíamos a queima de fogos de Paraty, do outro lado do mar. Foi inesquecível mesmo! Como estava escuro, e minha câmera não colabora, peguei essas fotos do site do restaurante que mostram bem como é o lugar:

KontikiGabi&Pedro_fescott-82REVEILLON

Um sonho, não é???

Passamos um dia em Trindade,  que é um recanto da natureza lindo, andando até a praia do Caixa D´Aço pela trilha no meio da mata ( vale muito a pena) e outro em São Gonçalo. No último dia, fomos à Praia Grande e Prainha, outro lugar lindo, no meio da floresta.

Jantamos no estrelado restaurante Banana da Terra, e estava ótimo, mas gostamos mesmo foi do Margarida Café, que tem um ambiente mágico, a cara do verão, a cara de Paraty! Também comemos no Café Paraty e no Engenho, dois lugares bons também.

Como tirei “apenas” 300 fotos, resolvi fazer um vídeo com as melhores. É muito difícil não fotografar cada esquina, cada janela colorida…!

Foi um final de ano fantástico, pra comemorarmos o ano lindo que tivemos, desejando um 2014 maravilhoso também!

À todos que perdem um pouquinho do tempo de suas vidas para ler esse pedaço do espaço cibernético, desejo um feliz ano novo, muito abençoado a todos!!

Informações:

Pousada Sonho Meu

www.pousadasonhomeuparaty.com.br

Restaurantes:

Banana da Terra

Rua Dr Samuel Costa, 198- Centro Histórico

Café Paraty

Rua do Comercio, 253 – Centro Historico

Margarida Café

Praça do Chafariz

Galeria do Engenho

Rua da Lapa 18 -Centro Historico

Kontiki  

 ilha duas irmãs- translado gratuito do cais de Paraty.

12 comments

  1. Kátia Spinelli Pigozzi says:

    Nossa… que lugar mais lindo…um sonho!!!! Graças ao seu blog conheci um pouquinho desse paraíso virtualmente e um dia irei pessoalmente!!!!!! Valeu…bjsss.

  2. Ivan Gouvêa says:

    Querida Carol. Mas uma vez você surpreendeu seu tio mais velho. Não tanto por sua redação primorosa, suais observações altamente pertinentes, suas ótimas fotos ou por seu elucidativo vídeo mas, sobretudo, por sua sensibilidade ímpar, que me deixa muito orgulhoso, por constatar que de fato, os frutos nunca caem muito distante dos pés. Fico feliz pelo excelente passeio familiar. Parabéns e feliz 2014.

  3. imara says:

    lembro-me bem de como vc era fãnzona mesmo do Amyr Klink e de suas aventuras no mar e isso qdo vc era apenas uma menina, começando a conhecer as coisas da vida!!!! foi realmente uma viagem muito especial em família, que guardaremos sempre em nossos corações e mentes e Paraty tem mesmo uma magia que é difícil descrever com palavras!!!!! valeu filhona, já agendando outra pra 2014 , todos juntos novamente se Deus quiser, e Ele há de querer!!!!!

  4. Graça Maria Lizza says:

    Meu comentário é apenas lhe dizer: gostou, né mesmo?
    Como morei em Paraty conheço tudo que você viu & muito mais.
    Adorei vocês terem gostado, valeu linda Carolina.
    Bjs.

  5. Ricardo says:

    Estive em Paraty em Janeiro 2013(eramos 2 casais) e achei tambem uma cidade fantastica por tudo que vi. Margarida Café ´e um excelente local pra se passar um tempo. Fiz ainda um passeio em alto mar que durou o dia todo onde pude ver coisas unicas. Parabens pela escolha de viagem Carol!

  6. Priscilla Marjorie says:

    Olá Carol!

    Li seu post e adorei! Passamos também o Réveillon ma Ilha Duas Irmãs – Restaurante Kontiki em Paraty, então estávamos pertinho de você! Também sou uma menina do interior apaixonada por essa cidade carioca cujas construções e calçamento datam do século XVII! Me identifiquei muito com sua história! Em 2013 estive mais de 14 vezes em Paraty, e sempre conheço algo novo cada vez que visito essa cidade mágica. O Amyr freqüentemente está em alguns lugares refugiados do acesso por carro e a pé… Parabéns pelo post!! Feliz 2014!!

    • Carol Gouvea says:

      Oi Priscilla!!! Que legal! Obrigada pelo comentário! Realmente, Paraty é uma cidade mágica, que encanta e deixa qualquer um de boca aberta, né? Obrigada pela visita no blog, um bom ano pra vc tb!
      bjo

  7. Maria Prado says:

    Olá, adorei seu blog e amei o post sobre Paraty, acabei de chegar de lá e estou ainda mais encantada, é tudo tão bonito… me apaixonei!
    Sabado fiz um passeio de escuna e passei pelo restaurante Kontiki, e o rapaz da escuna falou um pouco do local, eu e meu namorado ficamos encantados, que lugar maravilhoso!!! Entramos no site e vimos que tem pacote para reveiilon, ficamos animados para, talvez, passarmos lá esse ano. Sera que voce poderia me tirar uma dúvidas? Gostaria de saber se é animado, se enche muito… se realmente o que esta no site é verdade (sobre o jantar já esta incluso no valor do pacote, o open-bar, essa coisas).
    Aguardo sua resposta e agradeço desde já =D

Deixe um comentário!